Raphael Ohya
A Rua Gonçalo Afonso, mais conhecida como "Beco do Batman", localizada na Vila Madalena, nada mais é que uma viela cujos muros são inteiramente cobertos por graffitis.
A história dessa viela remonta à década de 80, quando um desenho do Batman apareceu naquele canto do bairro. A partir daí, estudantes de artes plásticas passaram a cobrir os muros com as suas criações.
Apesar de não ser uma galeria formal, a rua Gonçalo Afonso possui suas regras. No Beco do Batman, cada grafiteiro é dono do muro onde pinta. Isso significa que depois de ter a autorização do proprietário da casa, a única pessoa que pode grafitá-la é o autor do desenho original.
Um dos problemas que vem ocorrendo no local é a questão dos direitos autorais. Muitas publicitários e fotógrafos acabaram usando as imagens do beco, sem pedir autorização ou dar os devidos créditos aos artistas, o que levou alguns artistas a processarem esses indivíduos. Agora no local é possível ver uma plaquinha onde se pede para não tirar fotos ou gravar sem autorização ou pedir os devidos créditos, isto porém só é direcionado àqueles que filmam ou fotografam lá para fins publicitários e comerciais.
O lugar é realmente muito bonito, um verdadeiro paraíso para os fotógrafos, para os apreciadores de arte, ou simplesmente para os curiosos. Vale a pena dar uma passada pelo local, a viela é praticamente vazia tanto nos dias da semana, como nos finais de semana, tirando a certos dias onde ocorrem workshops e ensaios fotográficos no local, então é possível passear e apreciar tranquilamente os graffitis.
Artistas
Graffiti por Pato |
André Monteiro “Pato”: Professor e e artista plástico, André se espressa se expressa tanto nos muros da cidade como em telas e esculturas. Suas influências vão do popular ao erudito, passando por quadrinhos e graffiti, carregando sempre uma boa dose de bom humor. Participou de exposição em Brighton (Reino Unido), ao lado de Tinho e Flip.
Graffiti por Binho |
Não é a toa que seu estilo arrojado ilustrou as embalagens de Nescau, campanhas publicitárias do Ford, Brasil Telecom, Motorola, Red Bull, Cirquito das vacas, Nike, Skol, Ecko, Antártica e Colorgin entre outras.
Graffiti por boleta, highraff, e flip |
Daniel Boleta: Conhecido como “O Pai do Graffiti Psicodélico”, pois foi o primeiro a pintar dessa forma no Brasil. Devido as suas técnicas e estilo, muitos grafiteiros brasileiros partiram pro lado abstrato do graffiti, dando mais ênfase as formas e cores, se desprendendo de toda e qualquer regra do graffiti e experimentando novas técnicas.
Rafael Calazans Pierri "Highraff": Artista plástico e formado em Design pela FAAP em 2001.
Através da prática e experiência de pintar nas ruas desde 1997, Highraff vem construindo ao
longo desses anos seu estilo único e autoral. Influenciado pelo design gráfico, mistura
elementos do graffiti, pintura, ilustração, cartoons e arte psicodélica, resultando em fortes
combinações de cores e formas orgânicas com elementos e padrões gráficos vetoriais.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Rua Gonçalo Afonso - Vila Madalena
Nenhum comentário:
Postar um comentário