Esta exposição demonstra um pouco da Arte-Sacra paulista, as obras expostas,
segundo pesquisadores originam-se do século XVII. Esta exposição possui um apelo estético gótico, renascentista e maneirista caracterizando desde então o hibridismo.
A exposição é composta de peças raras encontradas basicamente nas igrejas do vale do ribeira ou em expedições feitas na região. A grande a obra desta exposição é a peça de "Nossa Senhora da Escada" que foi a primeira padroeira do Vale do Ribeira. A maior e mais curiosa obra exposta é um corpo de uma jovem que foi encontrado embaixo da capela de Nossa Senhora da Escada e esta descoberta só foi possível por conta de uma reforma e partindo disso parte do chão da capela é de vidro para que os seus visitantes passam ver o quão rica é a sua história.
As peças da exposição são do acervo particular dos artistas Rafael Shunck e Joaquim Pereira Antunes Filho que acompanham as obras ribeirinhas desde a manifestações artísticas bandeiristas ao barroco até o período contemporâneo.
As obras na sua maioria são de barro cozido, é incrível o estado de conservação de cada uma delas. Numa das salas da exposição possuem fotos que marcam o início da cidade de Barueri e a chegada do mais novo padroeiro da cidade São João Batista e São Roque.
A exposição esta repleta de história e vale muito a pena conferir.
Imagens de Barro Cozido
De 6 de Março á 8 de Maio 2012.
Terca e Sextas das 9h ás 17h
Endereço: Henrique Gonçalves Baptista, 359, no Jardim Belval -Barueri /SP
Informações:4198-5975
Nenhum comentário:
Postar um comentário