terça-feira, 27 de março de 2012

Ocupação ANGELI

Por Paula Davanço Giannini

Eu, Paula, na frente da ocupação

Obra que ocupa uma das paredes da sala com a luz vermelha

A ocupação é de charges. Milhares em vários formatos. Tem capa de disco de vinil, tirinhas, cartazes de festivais, charges em bonecos de gesso, charges do tamanho de uma folha A4 e obras que ocupam uma parede inteira. Essa variedade foi montada de acordo com o tema representado, e em lugares específicos, como rascunhos dentro de uma gaveta, desenhos de cinco centímetros colocados junto com o material usado. Tem tiras de pinguins dentro de uma geladeira, pequenas histórias colocadas em gibis do lado de um banco, para que o publico pudesse folhar, e uma sala, no centro da ocupação, iluminada com uma luz vermelha, com obras com críticas mais pesadas mostrados de uma forma sexualizada. Na parede dessa sala, tem formas cilíndricas em uma das paredes, que pelo conteúdo da sala, me remeteu a vários pênis.
Eu, particularmente, não sou sensível ao ponto de compreender exposições que trazem um monte de vidro quebrado no chão, iluminado por um foco de luz, como a exposição ao lado da que eu fui. Escolhi a Ocupação Angeli por serem charges. Quando entrei, achei o visual incrível, e me surpreendi ainda mais com o conteúdo das obras. Angeli coloca em suas obras críticas de forma explicita e muito irônica. Ele não mede “palavras” e abusa de detalhes. Algumas são situações do nosso cotidiano expostas de uma forma que nos fazem refletir. Algumas obras são pesadas e algumas engraçadas. Mas todas nos fazem parar, olhar e sentir.


Geladeira de pinguins
 
Os detalhes predominam


As gavetas
 


Essa obra me lembrou de uma cena do filme Réquem para um sonho
 

Parede de pênis, na sala vermelha



Ocupação AngeliData: de 16/3 a 29/4
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h; sábado e domingo, das 11h às 20h
Local: Itaú Cultural
End.: Av. Paulista, 149 – Bela Vista
Preço: Grátis
Tel.: (11) 2168-1700
Site: http://www.itaucultural.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário